domingo, 8 de junho de 2014

Recursos de baixa tecnologia para alunos com TGD

                                  Autismo e Tangram


A filosofia do tangram é que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num todo, como a própria concepção de Malba Tahan sobre a matemática. Podemos dizer que o autismo também se assemelha com esta regra do tangram, que devemos conhecer todas as particularidades (partes) da pessoa com autismo, para entendê-lo como um todo seguindo a regra do respeito.
O Tangram é extremamente eficiente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais. Também desenvolve a coordenação motora fina.
Esse recurso poderá ser utilizado por alunos em diferentes idades considerando a maturidade cronológica, grau de interesses e o nível de conhecimento de cada educando, que por sua vez são relativos. Este deve estar presente na sala de recursos, na sala comum.  A ideia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
A intervenção do professor do AEE pode variar de acordo com as respostas do aluno e com a compreensão da atividade que irá trabalhar e desenvolver as habilidades e competências.

Para auxiliar o nosso aluno autista a desenvolver tais competências, pode-se confeccionar o tangram utilizando EVA e papelão, faz-se os moldes com papelão e cola-se o EVA nos dois lados, conforme imagem ao lado.



Essas peças vão ser usadas como encaixe de uma base também feita com EVA para cada figura (ver figuras abaixo). Como você pode observar foi usado só duas cores para evitar desatenção. Este modelo de atividade com encaixes facilita muito o trabalho, principalmente para quem tem dificuldades na coordenação motora. Dentro do molde tem o lugar identificado para cada peça. Para cada nível de aprendizagem do aluno use o grau de dificuldade adequado. 

 










REFERÊNCIAS

Autismo. Disponível em: http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/05/caderno-pedagc3b3gico-autismo-com-sugestc3b5es-de-atividades-jogos-e-ilustrac3a7c3b5es.pdf 

Autismo e Tangram - Atividade Pedagógica. Disponível em: http://www.autismonoamazonas.com/2010/06/autismo-x-tangram-atividade-pedagogica.html

4 comentários:

  1. Parabéns. Por meio do jogo e brincadeiras as crianças com TEA, irão se desenvolver socialmente, estabelecendo a comunicação, a interação e suas relações com a vida real. Excelente proposta de atividade.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver essa sua sugestão do uso do Tangram para pessoa com TEA. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Estefania, o tangram é um jogo riquíssimo, são muitas as possibilidades para trabalhar com ele. Ótimo recurso.

    ResponderExcluir
  4. Como é ótimo essa essa sua atividade Estefânia, eu amo matemática e motivar e espertar como montar o tangram é um grande desfio para pessoas com TEA. Parabéns pela sua postagem.

    ResponderExcluir